Sobre a Acupuntura

A acupuntura é uma técnica terapêutica originária da China e usada há milênios. Foi  reconhecida como especialidade médica no Brasil desde 1995 e é usada em diversos tipos de tratamentos.  

 

A técnica consiste na inserção de pequenas agulhas no corpo, em pontos específicos, a depender do tratamento desejado.

 

Essas finas agulhas estimulam as terminações nervosas presentes no corpo e, por meio desse estímulo, usando os nervos periféricos como canal, se comunicam com o sistema nervoso central, que libera neurotransmissores capazes de produzir efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e  moduladores de emoção, gerando assim inúmeros benefícios.

Apesar de cada paciente apresentar uma experiência diferente, geralmente não há nenhum desconforto durante ou após as sessões de acupuntura

 

Por ser um tratamento realizado por profissional da área médica, as agulhas são inseridas com cuidado nos pontos exatos do corpo, fazendo com que sua presença seja praticamente imperceptível


Além disso, as agulhas utilizadas no tratamento de acupuntura são muito pequenas, o que torna as sessões ainda mais suaves.

Não. O efeito do tratamento de acupuntura se dá pelo estímulo das terminações nervosas que atuam junto do sistema nervoso central.


O efeito terapêutico tem origem na atuação do próprio organismo, que foi estimulado pelas agulhas inseridas em determinados pontos.

O tamanho das agulhas pode variar um pouco a depender do tipo de tratamento, podem ser utilizadas agulhas entre 0.16mm a 0.30mm


Mesmo a agulha de 0.30mm, que é a maior espessura encontrada, é bem pequena e não causará grande desconforto, por isso a acupuntura é indicada até mesmo para aquelas pessoas que têm medo de agulhas.

A quantidade de agulhas utilizadas durante a sessão de acupuntura vai variar de acordo com o tipo de doença a ser tratada, o local em que as agulhas serão distribuídas, o quadro clínico do paciente no momento da sessão e, também, com a experiência do médico acupunturista que está realizando o tratamento, mas a média fica entre 10 e 20 agulhas utilizadas em cada sessão de acupuntura.

A acupuntura, por ser um tratamento que utiliza agulhas, pode raramente deixar algumas pequenas lesões transitórias.

 

Pode acontecer do local em que as agulhas foram introduzidas apresentar pequenos hematomas que desaparecem algumas horas após a sessão ou no máximo alguns dias depois. 

 

Justamente por se tratar de uma técnica terapêutica invasiva, é necessário que o tratamento seja realizado por um médico especialista, que conheça os cuidados e saiba os pontos exatos para trabalhar com as agulhas. 


Em alguns casos, após as sessões, podem haver outros sintomas, como pequenos sangramentos e leve dor no local das aplicações das agulhas, se isso ocorrer o médico deverá ser comunicado para adaptar a aplicação nas próximas sessões e evitar esses sintomas.

Assim como qualquer tratamento médico, os resultados vão depender de diversos fatores como, por exemplo, o tipo de doença, quais os sintomas apresentados pelo paciente e se a doença é crônica ou aguda


Em alguns casos é possível sentir o efeito já na primeira sessão, em outros os efeitos começam a aparecer a partir da 5º sessão.

Quem pode fazer?

Sim. A acupuntura é segura e indicada durante a gravidez

 

Os benefícios trazidos pela acupuntura para as futuras mamães são muitos: reduz os sintomas de enjôo, melhora a circulação, diminui a ansiedade, e inclusive, durante o parto regulariza o período das contrações e facilita a saída do bebê. 

 

Além dos benefícios pré-parto, a acupuntura auxilia na produção de leite materno no pós-parto. 

Sim. O tratamento de câncer pode ser muito penoso para o paciente e a terapia de acupuntura é muito indicada para aliviar alguns sintomas

 

Além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico que pode estar debilitado no paciente em tratamento de câncer, as sessões de acupuntura ajudam a aliviar dores causadas pela doença e reduzir sintomas que podem ser efeitos colaterais do tratamento como, por exemplo, enjôos, diarréia e cansaço excessivo. 


Além dos benefícios diretos, a acupuntura pode amenizar os sintomas de depressão e ansiedade muito presentes em pacientes que tratam o câncer.

Sim. A acupuntura pode melhorar muito a qualidade de vida da pessoa idosa

Com o passar dos anos é comum o corpo sentir dificuldades em desempenhar certas funções e a acupuntura pode auxiliar muito nesse momento

 

As sessões de acupuntura ajudam na capacidade funcional do corpo, aliviando dores comumente apresentadas na terceira idade como, por exemplo, dores musculares, dores em articulações, cãibras, etc.


Além disso, a técnica de acupuntura ajuda no equilíbrio emocional, aliviando sintomas de depressão, melhorando o sono e o humor.

Sim. A acupuntura é um tratamento complementar muito indicado aos pacientes portadores de diabetes

 

Além da terapia auxiliar no alívio de alguns sintomas como dores, ansiedade, má circulação, etc, a acupuntura, quando realizada ainda no início da doença, pode ajudar no controle do nível glicêmico estimulando a célula beta que é responsável por secretar a insulina no organismo. 


Porém, o tratamento não é capaz de curar o diabetes e, em pacientes que possuem a doença há mais de seis anos, atuará  apenas para amenizar os sintomas, já que é muito comum nesses pacientes que a célula beta já tenha perdido grande parte da capacidade de secretar a insulina no organismo.

As varizes aparecem por vários fatores: hereditariedade, gravidez, alimentação inadequada, excesso de peso, entre outros. 

 

O tratamento com acupuntura pode trazer resultados muito positivos, a técnica terapêutica vai buscar o equilíbrio do organismo atuando, principalmente, nos rins e baço, melhorando o fluxo sanguíneo e aumentando a elasticidade dos vasos

 

Assim como em qualquer tratamento médico, o quadro do paciente deve ser avaliado para que, se necessário, sejam realizados outros tratamentos paralelamente à terapia de acupuntura. 

 

Não há contraindicações para o tratamento de varizes com acupuntura, podendo ser realizado de forma permanente.

Para que serve a acupuntura

A acupuntura tem muitos efeitos benéficos, que na maioria das vezes são sentidos desde a primeira sessão

 

Alguns efeitos da acupuntura são:


  • Ação analgésica 
    • Ação anti-inflamatória
    • Relaxamento muscular
    • Ação antiemética (redução de enjoos e vômitos)
    • Melhora da circulação sanguínea
    • Ação cicatrizante 
    • Fortalecimento da imunidade
  • Ação ansiolítica
  • Redução de ansiedade

 

Os efeitos alcançados pela acupuntura são muitos e ela pode ser usada tanto como terapia principal quanto como tratamento complementar de diversas doenças. 

A acupuntura trata muitas doenças, atuando nos sintomas, mas também reequilibrando o organismo para agir diretamente na doença.

 

Porém, como qualquer tratamento médico, a acupuntura pode encontrar algumas restrições, não podendo tratar diretamente a doença, como em casos de câncer ou aids, por exemplo. Mas, mesmo não sendo capaz de tratar as doenças, a acupuntura é utilizada para amenizar sintomas causados por elas. 

O tratamento atua aliviando dores, fortalecendo o sistema imunológico, reduzindo a ansiedade, melhorando o sono, entre outros inúmeros benefícios que proporcionam uma maior qualidade de vida ao paciente em tratamento. 

A acupuntura não deve substituir outro tratamento prescrito por um médico. 

No caso de alguma doença que possui um tratamento médico específico, a acupuntura deve atuar como tratamento complementar e não substituir os tratamentos tradicionais. 


Quando usada como tratamento complementar pode ajudar a reduzir a dosagem de certos medicamentos usados no tratamento tradicional como analgésicos e antiinflamatórios, por exemplo, mas tudo deve ser feito de acordo com a prescrição do médico responsável pelo tratamento.

Sim. A acupuntura pode e deve ser usada por pessoas saudáveis para prevenir doenças. 

 

O fortalecimento do sistema imunológico é um dos efeitos causados pela acupuntura através do aumento da produção de leucócitos, isso por si só previne inúmeras doenças.


Além do fortalecimento do sistema imunológico, a acupuntura age no reequilíbrio energético do organismo, permitindo que os órgãos desempenhem melhor sua função ,o que também vai prevenir muitas doenças.

Quais doenças trata

Sim. Um dos efeitos do tratamento de acupuntura é o auxílio no controle da ansiedade através do estímulo da produção de serotonina e endorfina.

Da mesma forma, a acupuntura é capaz de estimular pontos relacionados à produção de hormônios do estresse, como o cortisol, equilibrando sua ação no organismo.

Sim, um dos principais efeitos da acupuntura é o tratamento de dores, proporcionando um efeito analgésico


Em dores musculares, a acupuntura atua com efeito de analgesia e relaxamento muscular, aliviando a tensão do músculo e permitindo uma maior flexibilidade e melhor postura do paciente.

Sim, da mesma forma que no tratamento de ansiedade, a acupuntura pode ajudar nos sintomas da depressão, controlando a produção dos hormônios de estresse e estimulando a produção dos chamados hormônios da felicidade, como a endorfina e a serotonina. 


A acupuntura pode atuar também no controle do sono, que é queixa constante dos pacientes com sintomas de depressão.

Sim, a acupuntura fortalece o sistema imunológico e seus efeitos em pacientes com doenças respiratórias costumam ser imediatos. 

 

O tratamento de doenças respiratórias através da acupuntura traz benefícios a curto, médio e longo prazo: 

Curto prazo: 

  • Desobstrução das vias aéreas
    • Redução das dores e dificuldades de respirar
  • Diminuição da irritação e secreções

Médio prazo

  • Protege o organismo e evita o agravamento de doenças
    • Fortalece o sistema imunológico e auxilia o organismo no combate a doenças
  • Ameniza as crises de doenças crônicas

Longo prazo

  • Promove a sensação de bem estar
  • Evita doenças que podem ser agravadas pelas doenças respiratórias
  • Reduz a necessidade de medicamentos utilizados 

Ainda não existem estudos concretos a respeito da desaceleração dos efeitos do alzheimer através do tratamento de acupuntura, mas as descobertas recentes são promissoras. 

 

Estudos realizados por Wang. Z. (2012), demonstraram que após submeter pacientes com a Doença de Alzheimer a sessões de acupuntura foram ativadas regiões do cérebro  responsáveis pelas funções cognitivas. 


De acordo com esses estudos, a acupuntura pode ajudar no tratamento de pacientes com Alzheimer melhorando as funções cognitivas e promovendo o aumento da capacidade funcional do corpo.

Sim. A enxaqueca em alguns pacientes pode causar um quadro de debilitação que impossibilita ações comuns do dia-a-dia. 

 

Apesar de não representar a cura para a enxaqueca, um tratamento realizado através da acupuntura pode diminuir a intensidade e a quantidade das crises apresentadas.  

Porém, nesse, como em outros casos, é necessário um tratamento constante para manter a harmonia do organismo e os efeitos.

 

No início do tratamento pode ser necessário a realização de sessões com menos intervalos para que o resultado possa ser percebido e após o período inicial as sessões passam a ser de manutenção do tratamento podendo ser com intervalos maiores. 


Os pontos utilizados no tratamento de enxaqueca serão avaliados pelo médico acupunturista e decididos a partir do diagnóstico individual de cada paciente, por isso a importância de buscar sempre um profissional habilitado.

A acupuntura nesse caso, pode ser utilizada como um tratamento complementar

 

Geralmente pacientes sem mobilidade ou com mobilidade reduzida de membros sofrem com diversas complicações e precisam ser submetidos a tratamentos médicos e fisioterapêuticos constantes.

 

A acupuntura traz efeitos muito positivos quando acompanhada dos tratamentos convencionais:

 

  • Reduz a dor causada pela sobrecarga de membros usados na compensação da ausência de uso do membro sem mobilidade
  • Melhora a circulação sanguínea 
  • Ajuda na prevenção de infecções no trato urinário que é comum em deficientes físicos
  • Promove o relaxamento muscular, amenizando tensões musculares e dores
  • Diminui a ansiedade 

Possibilita um sono de qualidade

A acupuntura não atua diretamente no emagrecimento, mas ajuda no equilíbrio do corpo. 

 

Em pacientes com excesso de peso a acupuntura é uma grande aliada para tratar disfunções alimentares regulando o apetite, reduzindo a ansiedade e normalizando o metabolismo.

 

Durante o processo de emagrecimento a acupuntura é um tratamento sem contra-indicações, podendo ser realizada como tratamento complementar e trabalhando no corpo como um todo e não apenas no emagrecimento.

Sim. O tratamento através da acupuntura pode ser realizado em praticamente todos os tipos de alergia. 

 

Os mais comuns são: rinite, sinusite, dermatites e intolerâncias a substâncias. Para iniciar o tratamento é preciso conhecer o diagnóstico da doença para que os pontos específicos sejam estimulados efetivando, dessa forma, os efeitos da acupuntura. 

 

Um cuidado muito importante é observar se a alergia do paciente não tem relação com os materiais utilizados nas agulhas para as sessões de acupuntura, o que poderá ser resolvido optando entre os diferentes materiais disponíveis no mercado. 


Como a maior parte das alergias não possui cura e sim tratamento, a acupuntura vai proporcionar ao paciente uma maior qualidade de vida através do controle dos sintomas e da redução das crises alérgicas.