post-header

A fibromialgia é uma condição médica caracterizada por uma dor musculoesquelética crônica e difusa com múltiplos pontos sensíveis distribuídos pelo corpo. A fibromialgia também pode causar rigidez, fadiga, perturbação do ciclo sono-vigília e inchaço pelo corpo.

Quase 2-4% da população geral sofre de fibromialgia e é mais prevalente nas mulheres. Os sintomas crônicos exibidos pela fibromialgia afetam a qualidade de vida, saúde, bem como o funcionamento e a performance do corpo no dia a dia.

Estudos recentes forneceram evidência moderada para a efetividade da acupuntura no tratamento da fibromialgia e uma revisão sistemática enfocou a compreensão da eficácia da acupuntura no alívio dos sintomas da fibromialgia.

Uma abordagem multidimensional é aplicada para o gerenciamento da fibromialgia, incluindo gerenciamento da dor, exercício, educação do paciente, bem como terapia comportamental. Infelizmente, ainda não existem opções efetivas de tratamento para fibromialgia.

Várias terapias farmacológica, tais como anticonvulsivos, amitriptilina, inibidores de recaptação de serotonina noradrenalina ou suas combinações são usadas para administrar os sintomas da fibromialgia, tais como gerenciamento da dor.

Estudos recentes relataram que a efetividade da maioria desses terapêuticos farmacológicos é comparativamente modesta e não são fortemente recomendadas. A ideia está se deslocando para intervenções não farmacológicas para o tratamento dessa doença.

Dentre as intervenções não farmacológicas para síndrome fibromiálgica, o tratamento com acupuntura está ganhando importância significante. Pesquisadores médicos modernos revelaram que o tratamento com acupuntura possui efeitos analgésicos e ativa os sistemas central e periférico de controle da dor.

Esta ativação ocorre pela liberação de múltiplos componentes endógenos, tais como serotonina, endorfinas, epinefrina, norepinefrina. Curiosamente, estudos clínicos e não-clínicos mostraram eficácia e eficiência promissoras da terapia com acupuntura no gerenciamento da fibromialgia.


acupuntura medica sao paulo25


Acupuntura como tratamento adicional para fibromialgia

O tratamento da fibromialgia geralmente foca no alívio dos sintomas usando medicamentos para dor e antidepressivos. Targino et al., 2008, conduziu um ensaio controlado randomizado para avaliar a efetividade de escolher a acupuntura como uma opção de tratamento adicional.

O estudo incluiu 58 participantes mulheres sofrendo de fibromialgia, divididas em dois grupos: acupuntura com antidepressivos tricíclicos e exercício ou antidepressivos tricíclicos e exercício sem acupuntura. O estudo foi realizado para 20 sessões de tratamento com acupuntura com acompanhamento em três momentos: 6 meses,1 ano e 2 anos. A dor de pressão média e a qualidade de vida avaliados através de fichas de saúde também foram registradas e avaliadas.

Os resultados revelaram que acrescentar a acupuntura juntamente com medicamentos melhorou significativamente todas as medidas para os resultados da dor a curto prazo, bem como para registros de  acompanhamento de médio prazo comparados com o grupo de controle somente com medicamentos. Contudo, nenhuma melhora significativa foi registrada no registro de acompanhamento de 2 anos. Também foi relatado que o grupo de acupuntura também observou uma melhora na qualidade de vida.

Contudo, essas melhoras eram mais pronunciadas nos registros de acompanhamento de curto prazo comparados com o acompanhamento de médio prazo. Targino et al., 2008, relatou que combinar acupuntura com antidepressivos tem efeito sinérgico comparado com o grupo de controle.

Este estudo não incluiu grupo de acupuntura sham porque inserir agulhas em pontos alternativo pode também levar à estimulação não direcionada, portanto, a acupuntura foi avaliada como um tratamento complementar em vez de uma abordagem isolada.

Contudo, este estudo é limitado porque a alocação da randomização não foi ocultada e os registros feitos em fichas de saúde dependiam dos relatos do paciente comparados à expectativa do paciente.

A classificação da doença para avaliar a gravidade não foi avaliada neste estudo, o que pode afetar na qualidade de vida. Também faltou no estudo um acompanhamento de longo prazo para estudar a comparação em detalhe.


acupuntura medica sao paulo34


Acupuntura em pacientes de cuidados primários

Em 2016, Vas et al. avaliaram a eficácia do protocolo individualizado de acupuntura para pacientes com fibromialgia em centros de cuidados primários através da realização de ensaios clínicos duplo-cego, multicêntrico, randomizado e controlado.

O estudo incluiu um total de 153 participantes acima de 17 anos. Os grupos foram divididos entre intervenção real, ou seja, acupuntura individualizada e intervenção sham, ou seja, acupuntura sham em adição ao tratamento farmacológico para pacientes com fibromialgia. O objetivo deste estudo era identificar a alteração na intensidade da dor por um período de 10 semanas; 1 sessão de 20 minutos por semana.

Este tratamento foi dado uma vez por semana junto com o tratamento farmacológico regular. Os resultados mostraram uma redução de 41% nos níveis de dor de acordo com a escala de sensibilidade, bem como redução de 38% na escala de impacto da fibromialgia no final do período de tratamento.

A análise da intenção de tratar mostrou queda na intensidade da dor na marca de 10 semanas bem como durante o período de acompanhamento mesmo depois de 12 meses no grupo de tratamento com acupuntura real comparado ao grupo de controle.

O estudo revelou melhora significativa em todos os indicadores de percepção da dor no grupo de intervenção comparado ao grupo de controle durante todo o estudo e mesmo no período de acompanhamento de 12 meses. Contudo, o nível de melhora diminuiu em 6 meses e persistiu até os seis meses seguintes.

Vale ressaltar que o use de antidepressivos foi aumentado nos dois grupos ao longo do estudo. Curiosamente, a qualidade de vida e a funcionalidade melhoraram significativamente no grupo de tratamento comparado ao de controle. A funcionalidade mostrou maior melhora, o que pode ter sido contribuído pelo uso de antidepressivos.

Contudo, a acupuntura não se provou eficaz na diminuição dos níveis de depressão nos participantes. Este estudo foi limitado devido ao uso de critério de diagnóstico mais antigo (de 1990). Além disso, os participantes aumentaram o uso de antidepressivos, o que pode ter contribuído em relação à melhora dos resultados e a dose foi comparativamente maior para medicamentos de alívio da dor no grupo de tratamento versus o grupo de controle, levando a uma possível ampliação da melhora.


Intensidade da dor e qualidade de vida

Vários estudos relataram que a acupuntura real é mais eficaz comparada com a acupuntura sham na melhora da qualidade de vida e redução da dor em pacientes fibromialgia, tanto estudos de curto e longo prazos, comparados com as intervenções farmacológicas convencionais.

Zhang et al. realizaram a meta-análise comparando 12 estudos baseados em ensaios controlados randomizados para avaliar a eficiência e eficácia da acupuntura na redução da dor crônica e generalizada e na qualidade de vida entre os pacientes.

Os resultados revelaram que o grupo tratado com acupuntura mostrou melhora comparado aos controles simulados. De acordo com a escala de avaliação da dor, o grupo de tratamento mostrou diminuição significativa comparado ao grupo de controle, bem como melhora na qualidade de vida para ambos, estudos de curto e longo prazos.

Curiosamente, comparado aos métodos tradicionais de tratamento dos sintomas da fibromialgia com drogas terapêuticas, a acupuntura mostrou mais efetividade no alívio da dor, novamente tanto nos estudos de curto e longo prazos.

Ao comparar a qualidade de vida, melhora leve também foi observada no grupo de tratamento comparado aos controles. Contudo, baixo número de estudos foram incluídos, resultando em um tamanho de amostra menor na revisão, levando à evidência imprecisa.

A heterogeneidade subjacente dos estudos também afetou o resultado geral, enquanto estudos limitados conduziram os acompanhamentos e relataram efeitos adversos também. Dado que não há nenhum efeito adverso relatado da acupuntura, é um tratamento eficaz e seguro para os pacientes de fibromialgia e deve ser recomendado para o gerenciamento da fibromialgia.


acupuntura medica sao paulo5


Efeitos nos parâmetros clínicos em pacientes

Dados os efeitos positivos provocados pela acupuntura, é lógico focar na compreensão biológica da acupuntura. Para este objetivo, Karatay et al. realizaram um ensaio clínico controlado randomizado em 2018 para estudar o efeito do tratamento da acupuntura em vários parâmetros clínicos, incluindo níveis de sérum da substância p e serotonina em pacientes sofrendo de fibromialgia.

As 75 participantes femininas recrutadas nesse estudo foram randomizadas em três grupos: grupo de tratamento de acupuntura real, grupo de tratamento de acupuntura simulada e grupo de tratamento de acupuntura sham.

Os tratamentos continuaram por quatro semanas e os níveis de SP e sérum foram gravados antes e depois de cada sessão. Perfis de dor, impacto e saúde foram avaliados usando escalas e questionários na base, após o último tratamento, bem como registros de acompanhamento de um e três meses.

Os resultados mostraram aumento significativo nos níveis de sérum serotonina no grupo de acupuntura real comparado aos outros dois grupos, enquanto os níveis SP eram reduzidos significativamente no grupo de acupuntura real comparado aos outros grupos.

No grupo de acupuntura real, todos os resultados clínicos mostraram melhoras significativas e continuaram até três meses. Isto mostra que a acupuntura exibe melhorias de longo prazo nos moduladores da dor, bem como nos resultados clínicos. Isto pode dar uma visão importante dos mecanismos envolvidos na acupuntura em pacientes com síndrome fibromiálgica e sugere que pode existir uma relação inversa entre os níveis de SP e serotonina em tais pacientes.

Contudo, algumas limitações importantes incluem: o estudo ter um tamanho menor de amostras, somente com participantes femininas. Este estudo incluiu tratamentos de acupuntura sham e simulada, contudo não levou em conta a sensação de Qi.


Conclusão

A acupuntura é uma das terapias mais antigas conhecidas pela humanidade e é amplamente praticada pelo mundo. Somente nos Estados Unidos, cerca de 1 milhão de pessoas se submetem a tratamentos de acupuntura, principalmente para o gerenciamento da dor devido a várias doenças.

O Instituto Nacional  de Saúde dos Estados Unidos (NIH) relatou que a acupuntura pode ser um tratamento adjunto útil ou como um tratamento alternativo para o gerenciamento  de programas, especialmente para pacientes de fibromialgia.

A adição do tratamento de acupuntura ao tratamento farmacológico convencional no gerenciamento da fibromialgia parece ser benéfico não somente na redução da dor entre os pacientes, mas também para melhorar a qualidade de vida. Pesquisa futura irá avaliar efeitos específicos da acupuntura para esta doença.

0ae37604e89af20ceb04a8174fec806e?s=150&d=mp&r=g
Website | + posts

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524

Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).