post-header
Evidências

Estudo sugere que a acupuntura alivia as crises de calor associadas ao tratamento do câncer de próstata

De acordo com um estudo publicado na edição de abril do International Journal of Radiation Oncology•Biology•Physics, um dos periódicos oficiais do American Society for Radiation Oncology (ASTRO), a acupuntura proporciona alívio prolongado para as crises de calor, palpitações cardíacas e ansiedade decorrentes dos efeitos colaterais produzidos pelos hormônios usados para contrapor a testosterona, o hormônio indutor do câncer de próstata. 

Os principais tratamentos para homens com câncer de próstata metastático são a cirurgia ou a terapia hormonal para redução significativa do nível de testosterona no corpo.

Eliminar a testosterona comprovadamente mantém o câncer sob controle, pois o priva dos hormônios de que necessita para crescer e se disseminar. Entretanto, em quase metade dos casos, esta terapia também causa crises de calor muito desconfortáveis, similares àquelas vivenciadas pelas mulheres na menopausa.

A principal forma de combater as crises de calor é tomar antidepressivos, porém estes fármacos podem causar efeitos colaterais por si sós, incluindo náusea, ressecamento bucal, falta de sono, alteração do apetite e alterações sexuais. 

Em um estudo prospectivo conduzido no Departamento de Radioncologia e na Seção de Acupuntura do New York Methodist Hospital e Weill Cornell Medical College of Cornell University, ambos em New York, pesquisadores avaliaram 14 homens que apresentavam crises de calor decorrentes da terapia hormonal para câncer de próstata.

Ao se inscreverem para participar do estudo, os homens atribuíram um escore à crise de calor (HFS), para avaliar o grau de desconforto que sentiam com suas crises de calor diárias. A média do HFS inicial foi 28,3.

Os participantes então receberam acupuntura 2 vezes por semana, durante 30 minutos/sessão, por 4 semanas. Decorridas 2 semanas de recebimento da acupuntura, os HFS dos participantes foram medidos novamente e haviam caído para menos da metade (10,3).

Decorridas 6 semanas do tratamento, o HFS havia caído para 7,5. Após 8 meses, os homens foram reavaliados novamente e a média dos HFS foi igual a 7.

“Nosso estudo mostra que médicos e pacientes contam com um tratamento adicional para algo que afeta muitos homens submetidos ao tratamento para câncer de próstata e que, na verdade, proporciona mais benefícios a longo prazo, em oposição a mais efeitos colaterais”, explica Hani Ashamalla, M.D., principal autor do estudo e radioncologista no New York Methodist Hospital.

“Agora, estamos delineando um estudo clínico randomizado para avaliar adicionalmente a acupuntura após o tratamento do câncer de próstata. Incentivos os homens que manifestam este sintoma a conversarem com seus médicos sobre a inscrição.”

+ posts