post-header

Introdução

A acupuntura é um método bem conhecido e amplamente difundido usado para tratar dores crônicas nas costas. Vários ensaios utilizando acupuntura para tratar dores nas costas foram realizados em toda a Europa resultaram na melhora da condição.

Acupuntura real, onde as agulhas são inseridas em pontos de acupuntura específicos conhecidos como “acupontos” e acupuntura sham na qual a acupuntura é feita sem penetração, são consideradas eficazes no tratamento da dor nas costas.

O principal propósito deste artigo é destacar a importância do posicionamento da agulha e da penetração na pele na evocação dos resultados da acupuntura em pacientes que sofrem de lombalgia (dor nas costas).


acupuntura coluna
Acupuntura para Lombalgia


Efetividade da acupuntura na dor nas costas

Cherkin et al. conduziu um ensaio controlado randomizado no qual 638 pacientes com idades entre 18 e 70 anos foram considerados. Todos os indivíduos relataram dor lombar crônica. Qualquer  paciente queixando-se de dor lombar devido a doenças como câncer, hérnia de disco, ciática ou fraturas eram não foram considerados elegíveis como sujeitos do estudo. O estudo foi dividido em duas partes.

A primeira parte foi baseada em um questionário geral quantitativo referente à dor nas costas para determinar o sujeito elegível ao estudo. Os pacientes foram então tratados com base em seus sintomas e a eficácia do tratamento foi determinada após as sessões de acupuntura.

Os experimentos controlados randomizados foram feitos em pacientes ao longo de 7 semanas. Os pacientes receberam dez tratamentos de acupuntura.

Os pacientes foram divididos em três grupos: acupuntura individualizada, acupuntura padronizada e acupuntura simulada.

A acupuntura individualizada foi feita com número aleatório de agulhas e acupontos, o método padrão inclui um número regular de agulhas em acupontos específicos, sendo considerado clinicamente eficaz contra dor lombar, enquanto a acupuntura estimulada foi feita com palitos segurando firmemente a pele ao redor dos acupontos.

Os sujeitos foram ainda subdivididos em: grupo experimental e grupo de controle. O grupo experimental envolveu pacientes sendo tratados tanto com as três formas de acupuntura comparados com o grupo de controle, que envolveu pacientes que recebiam cuidados habituais como fisioterapias, medicações e cuidados gerais.

Os resultados adquiridos após 8 semanas de tratamento com os três métodos de acupuntura mostraram melhora significativa. Os pacientes tratados com acupuntura real (acupuntura padronizada e individualizada) e simulada tiveram progresso significante do que aqueles pacientes que receberam cuidados usuais.

Os resultados de acompanhamento mostraram que o tratamento da acupuntura durante os ensaios melhoraram a disfunção clínica. Contudo, a limitação deste estudo envolveu uma diversidade limitada e restrita no tratamento com agulha como o único equipamento envolvido no procedimento. A predeterminação da duração do  tratamento e a exclusão do tratamento médico servem para restringir o processo de acupuntura.


ventosaterapia
Ventosaterapia para cervicalgia


Acupuntura contra o cuidado rotineiro no gerenciamento da dor

A dor lombar prevalece ao longo da vida de mais da metade da população dos países ocidentais e consome um grande peso econômico. Muitos episódios agudos duram por 6 semanas, dos quais muitos indivíduos desenvolvem dor crônica nas costas.

A eficácia de vários arranjos terapêuticos para dor lombar crônica continua em questão e a grande maioria dos pacientes agora usa medicamentos como tratamento. A acupuntura é preferida por pacientes para dor crônica nas costas.

Contudo, devido à abordagem do estudo de curto prazo, métodos deficientes e resultados discutíveis, os dados sobre a validade da acupuntura como tratamento da dor ainda são incompletos.

Witt et al., em 2006 conduziram um dos maiores estudos randomizados estritamente controlados e um não-randomizado para determinar a viabilidade e as despesas da acupuntura juntamente com padrões de cuidado usuais de pacientes e em contraste apenas com cuidados usuais.

Os resultados da acupuntura nos pacientes randomizados e não-randomizados foram analisados e a eficácia da acupuntura por períodos mais longos foi avaliada. A análise experimental foi dividida em dois grupos: o grupo experimental onde os pacientes eram tratados com cuidados de rotina e acupuntura, e o grupo de controle onde era dado aos pacientes somente cuidados de rotina.

Os resultados mostraram que os pacientes alocados no grupo experimental tiveram melhora significante na dor lombar em comparação com aqueles paciente que receberam cuidados de rotina. O tratamento também foi considerado ser eficaz em termos de custo.

As diferenças nos resultados dos pacientes no critério de seleção randomizado com aqueles da seleção não-randomizada foram eficazes somente na base. Contudo, não houve diferença significante nos resultados do tratamento sob ambas as seleções. A principal limitação do estudo está dentro das abordagens metodológicas.

O viés devido ao desbloqueio dos pacientes durante o tratamento e o uso de analgésico por todos os pacientes no grupo randomizado, os extensos critérios de seleção resultaram em amostras de pacientes variados levando a uma provável classificação incorreta durante o diagnóstico são razões potenciais para limitar o processo.


acupuntura medica sao paulo33


Acupuntura para dor lombar crônica não-específica

O distúrbio musculoesquelético afetando a região lombar da coluna vertebral conhecido como dor lombar atinge um grande número da população. Quase metade dos adultos sofrem de dor lombar em algum momento de suas vidas. Os sintomas que se resolvem dentro de um mês levam à dor aguda enquanto sintomas prolongados levam à dor lombar crônica.

Dor nas costas sem nenhuma doença ou lesão é chamada NSCLBP (dor lombar crônica não-específica). A causa subjacente da NSCLBP ainda é desconhecida. Nenhuma cura particular para a dor nas costas foi identificada ainda. Contudo, vários medicamentos e terapias ajudam a aliviar a dor em alguma extensão. A acupuntura tem se mostrado mais eficaz contra a dor nas costas, reduzindo a dor e disfunção e melhorando o funcionamento e a mobilidade.

Em 2013, o estudo publicado por Lam et al. revisou e meta analisou os eminentes ensaios randomizados controlados conduzidos com acupuntura. Os ensaios controlados randomizados incluíram a revisão das técnicas de acupuntura avaliadas.

O estudo analisa as evidências que buscam a validade da acupuntura como um tratamento alternativo para a dor lombar. Em 2012, a busca pela literatura foi concluída. Na revisão, 32 estudos foram incluídos, dos quais os dados de 25 estudos foram examinados para a meta-análise. Os resultados do estudo relataram que os pacientes recebendo acupuntura tiveram baixos níveis de dor autorrelatada e mostraram melhora significante na disfunção comparados com aqueles pacientes que receberam acupuntura sham, medicamentos ou nenhum tratamento em particular. Em tais pacientes, a acupuntura se mostrou mais efetiva do que analgésicos e relaxantes musculares.

Pacientes sob acupuntura juntamente com os cuidados rotineiros demonstraram melhoras significativas nas costas e aumentaram seus níveis de atividade comparados com seus homólogos que receberam apenas cuidados usuais. Pacientes que passaram por eletroacupuntura relataram redução na dor e restrições nas atividades.

Os resultados indicaram claramente que a acupuntura é altamente efetiva para NSCLBP. Contudo, as limitações do estudo incluem heterogeneidade nos ensaios controlados randomizados.

Dos 32 estudos, sete eram consistentes com a metodologia seguida pela revisão. O desbloqueio dos participantes durante os procedimentos induziram os vieses e foi um fator limitante eminente para este estudo. Cada ensaio teve diferentes grupos de controle e grupos experimentais. A ampla gama de pacientes, sintomas e amostras variáveis, as características sindicadas atendem para limitar o estudo.


Análise bibliométrica para acupuntura no gerenciamento da dor lombar

A dor lombar é uma condição comum frequentemente encontrada em adultos e muito prevalente em mulheres e idosos. As forças de trabalho estão sendo afetadas pela dor nas costas num ritmo crescente. A dor lombar não-específica ocupa uma posição importante na carga mundial de doenças. A dor lombar prevalente por menos que quatro semanas é considerada como dor lombar aguda.

Contudo, dor lombar crônica persiste por mais de 12 semanas. A dor lombar  prejudica o bom andamento das atividades de rotina de uma pessoa e também diminui a qualidade de vida, mas aumenta os gastos com saúde de bem-estar. Nos últimos anos despesas com cuidados de saúde para dor lombar nos países industrializados ocidentais cresceu rapidamente.

A eficácia da acupuntura para alívio da dor lombar ainda está em avaliação a acupuntura é usada para tratar dor lombar aguda durante a gravidez e dor nas costas crônica nos adultos. A acupuntura de movimento, onde os pacientes precisam fazer exercícios e movimentos corporais enquanto se submetem ao procedimento de acupuntura, tem efeitos imediatos de alívio da dor e melhora o funcionamento das costas.

Em 2017, Liang et al. conduziram um estudo baseados nas análises bibliométricas da acupuntura para dor lombar. Bibliométrica envolve as análises estatísticas das publicações e é aplicada para explorar e analisar os padrões de pesquisas conduzidos em diversos países, institutos e periódicos. No estudo foi utilizado espaço de citação para formar a análise bibliométrica da pesquisa e tendências globais relacionadas ao uso da acupuntura. Inicialmente havia a flutuação no número de publicações sobre acupuntura para dor lombar.

O estudo dividia as publicações em três fases: a primeira fase envolveu as publicações de 1997 a 2001, a segunda fase cobriu as publicações de 2002 a 2010, a terceira fase referia-se a publicações de 2011 a 2016. Na segunda fase, o número de publicações aumentou rapidamente.

Contudo, de 2011 a 2012, a taxa caiu e no início de 2013, começou a recuperar. O maior número de publicações foi observado na terceira fase. Esses resultados demonstraram que o número de publicações cresceu ao longo de 20 anos, o que claramente mostra que a acupuntura é efetiva contra a dor lombar e altamente preferida como tratamento. As limitações incluem resultados restritos devido às estratégias metodológicas medíocres e características de estudo heterogêneas. Além disso, a dor nas costas compreende dor no pescoço e dor lombar. Contudo, a acupuntura tem mostrado ser potencialmente efetiva contra a dor nas costas.

Uma série de análises e revisões sugerem que a acupuntura também pode se mostrar eficaz contra dor no pescoço e dor lombar.


acupuntura medica sao paulo30


Fatores neurológicos contribuindo para a eficácia da acupuntura

O percentual da prevalência de dor lombar entre adultos aumentou ao longo dos últimos dez anos. Existe uma enorme carga no sistema de saúde devido aos custos do tratamento lombar. O principal tratamento envolve medicamentos e os potenciais efeitos colaterais podem ser vício e sonolência.

Outros tratamentos terapêuticos complementares como terapia de quiropraxia, fisioterapia e acupuntura são preferidos devido a resultados insatisfatórios apresentados pela medicação. A acupuntura para a dor lombar é altamente efetiva, produzindo alívio imediato e de longo prazo para dor nas costas.

O estudo publicado por Lim et al., em 2018, investiga os possíveis fatores neurológicos subjacentes que levam à eficácia da acupuntura para dor lombar. A maioria dos ensaios randomizados conduzidos na acupuntura usaram acupuntura sham como grupo de controle.

Os resultados de tais ensaios demonstraram que a acupuntura sham é mais efetiva do que o cuidado de rotina. Isto pode ser possível pela ativação dos receptores sensoriais devido à estimulação tátil pela acupuntura sham e agulhas de acupuntura. Os acupontos contêm uma terminação nervosa densa e seu estímulo pode ser uma razão plausível para os efeitos terapêuticos da acupuntura.

Os receptores purinérgicos liberam purinas, tais como adenosina e trifosfato de adenosina durante a penetração dos acupontos para controlar a dor. Os efeitos da acupuntura também variam dependendo do estado mental do paciente, resposta e expectativas. Contudo, a acupuntura em adição a terapias e cuidados de rotina melhoram a dor lombar.

A principal limitação é a inconsistência nos resultados da maioria dos ensaios controlados randômicos conduzidos na acupuntura. Uma ampla gama de pacientes com variados estados mentais  e abordagens, os procedimentos não-cegos e a heterogeneidade substancial dos procedimentos restringem o processo.  

Website | + posts

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524

Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).

+ posts