post-header

A inserção de agulha finas em áreas específicas do corpo para propósitos terapêuticos e analgésicos é chamada acupuntura. Ao longo dos séculos, o tratamento Chinês tem sido utilizado para tratar a dor associada com vários alimentos. Contudo, o mecanismo subjacente que contribui para a eficácia da acupuntura ainda é bem conhecido.

Na neurofisiologia, a acupuntura pode ser definida como o estímulo do sistema somatossensorial que é um sistema sensorial relacionado às mudanças conscientes e movimentos do corpo. Vários métodos e ferramentas têm sido usados para entender o mecanismo da acupuntura. Fora esses métodos, a fMRI (imagem por ressonância magnética funcional) mostrou ser a mais conveniente.

Sua notável resolução, ampla disponibilidade e exclusão das radiações ao contrário dos outros métodos fez da fMRI adequada para o mapeamento do cérebro e capaz de detectar as variações do nível de oxigenação do sangue dependendo do efeito em resposta aos efeitos terapêuticos da acupuntura. O progresso durante os últimos anos no campo da neuroimagem funcional permitiu aos cientistas entenderem e analisar as mudanças psicológicas e anatômicas  associadas com a acupuntura no cérebro.

Usando a fMRI, uma redução no sinal dependente da oxigenação do sangue foi detectada em certas regiões, como a região límbica do cérebro. Esta redução corresponde a uma diminuição na atividade dos neurônios quando um estímulo externo está sendo administrado.


Regiões do cérebro influenciando a dor

A acupuntura tem efeitos duradores de alívio da dor. Esses efeitos são intensificados após a intervenção. Um estudo conduzido por Bai et al em 2009 determina e estuda as regiões do cérebro influenciando a dor e os meios pelos quais eles suportam e fortalecem os efeitos da acupuntura no alívio da dor.

26 participantes com visão normal, sem histórico de doença médica e distúrbios traumáticos foram considerados como potenciais sujeitos do estudo. 16 pacientes foram submetidos a acupuntura e acupuntura sham e os 10 restantes sujeitos a um experimento usando tarefas visuais para determinar os padrões neuronais durante a fMRI.

Paradigma de desenho de blocos, que analisa os padrões de resposta neural na aplicação do fMRI é usado para compreender a manipulação dos sinais fMRI causados pelos efeitos da acupuntura no cérebro. as áreas visual e sensório motor da região cortical foram ativadas simultaneamente nos resultados da fMRI e os sinais dependentes da oxigenação do sangue retornaram para os valores da fase de repouso.

Os resultados também inferiram que os efeitos da acupuntura nas atividades neuronais persistem por períodos mais longos. Estes níveis estimulados de atividades neuronais não são perturbados mesmo quando estágios de repouso são experimentados pelas regiões e os níveis elevados de atividade neuronal não atingem os estágios de repouso pré-estimulação quando submetidos pela análise fMRI.

As limitações do estudo incluem os resultados variáveis devido aos estados mentais e emocionais dinâmicos dos pacientes. A caracterização ineficaz das variações temporais para determinar as mudanças nas atividades neuronais que dão origem à eficácia da acupuntura tende a limitar o processo.


acupuntura ressonancia 1


Expectativas e efeitos do tratamento de acupuntura

A intensidade da dor é altamente regulada pelas expectativas. As expectativas podem produzir efeitos positivos no alívio da dor em muitos tratamentos com placebo e podem também intensificar a dor ou não produzir efeitos em casos onde os pacientes têm disposições negativas em relação aos tratamentos. Contudo, a relação entre dor e expectativas ainda não foi analisada e bem compreendida.

Expectativas desempenharam um grande papel em influenciar os efeitos da acupuntura na maioria dos ensaios randômicos controlados. Quando vários métodos de acupuntura como acupuntura sham, real e mínima foram usados para tratar dor crônica, os efeitos terapêuticos só foram relatados quando os pacientes tinham expectativas positivas.

O estudo publicado por Kong et al em 2009 empregou fMRI e um modelo de modulação de expectativa para determinar a relação entre expectativas e efeitos do tratamento da acupuntura. Setenta e sete participantes sem doença médica e conhecimento anterior de acupuntura foram considerados como sujeitos do estudo. Os sujeitos participaram nos testes baseados em comportamentos e uma varredura de fMRI e foram divididos em dois grupos com base na natureza das expectativas.

O alívio da dor ou os efeitos analgésicos da acupuntura foram determinados no estudo. A eletroacupuntura foi recebida através de metodologias idênticas por ambos os grupos. A magnitude das sensações produzidas pela acupuntura também foi calculada e igual em ambos os grupos. Contudo, os efeitos analgésicos em ambos os grupos foram variáveis. Após analisar as classificações de dor e os sinais fMRI, observou-se que o otimismo e as expectativas positivas amplificaram os efeitos de alívio da dor na incorporação de estímulos nocivos e prejudiciais.

Regiões do cérebro como giro pré-central e opérculo foram envolvidos no processo. Ambas as acupunturas real e sham produziram efeitos equivalentes de alívio da dor. As limitações do estudo incluem amostras heterogêneas de pacientes e as diferenças nas predisposições dos pacientes em relação ao tratamento. A incapacidade de manter os estados mentais dos indivíduos participantes no estudo para produzirem os resultados exigidos foi uma limitação importante.


Eficácia da acupuntura por fMRI

O estudo conduzido por Huang et al in 2012 é a revisão sistemática e meta-análise da literatura em uso da fMRI para determinar os efeitos da acupuntura no cérebro. Foram considerados 149 artigos para análise, dos quais 34 foram analisados para meta-análise. Os resultados mostraram claramente que acupuntura verum ou real induziram a ativação em regiões do cérebro como gânglios basais, cerebelo ou tronco encefálico.

Contudo, atividade reduzida foi observada em regiões como amídala e hipocampo. No caso da eletroacupuntura, frequências baixas resultaram na ativação de áreas extensas do cérebro em comparação com a eletroacupuntura de frequência mais alta. Também foi determinado que o estímulo dos acupontos, em vez de outras áreas do corpo, produziram os resultados esperados.

A natureza heterogenia dos estudos considerados para meta-análise é uma limitação eminente. A utilização de inúmeros métodos e técnicas para acupuntura e as diferentes formas de análise e modulação de dados colocaram restrições à abordagem do estudo.


acupuntura medica sao paulo22


Influência da acupuntura nas respostas neurais temporais

A acupuntura é um tratamento terapêutico alternativo altamente preferido nas nações industrializadas ocidentais para dor crônica. Contudo, a evidência científica para explicar os mecanismos subjacentes que determinam a eficácia da acupuntura é insuficiente e requer pesquisa. Outra grande ambiguidade é se a inserção das agulhas de acupuntura em acupontos específicos produz efeitos analgésicos proeminentes mais do que a acupuntura sham.

Avanços recentes em neuroimagem mostram que a acupuntura influencia uma ampla gama de redes no cérebro. Essas redes também incluem também as regiões que regulam a dor. Essas áreas também influenciam o processamento de informações nas áreas sensoriais e somatossensoriais do cérebro. Os efeitos analgésicos da acupuntura no início são geralmente nascentes e aceleram após a intervenção. Para determinar as mudanças causadas pela acupuntura no sistema nervoso central, as respostas neurais temporais devem ser analisadas.

No estudo publicado por Bai et al in 2010, foram considerados 16 participantes sujeitos do estudo. Os sujeitos não tinham doenças médicas específicas e conhecimento anterior de acupuntura. Os participantes foram submetidos à acupuntura em acupontos específicos juntamente com acupuntura sham. Os resultados foram visualizados através de varreduras fMRI. O estudo foi conduzido para determinar a influência da acupuntura nas respostas temporais neurais.

Verificou-se extensas regiões cerebrais afetadas pela acupuntura produzem respostas variadas. Sinais de respostas positivas foram observados pela atividade neural no início do procedimento de agulhamento da acupuntura. Contudo, no pós-intervenção as respostas temporais se tornaram complexas. A diminuição da atividade da amidala comparada ao aumento do envolvimento no hipocampo e as respostas estabilizadas na ínsula mostram que essas mudanças dependentes do tempo indicaram atividade dinâmica nas várias regiões neurais influenciadas pela acupuntura.

Além disso, os efeitos do agulhamento nos diferentes acupontos também produziram efeitos variáveis. As limitações envolvem uma ampla gama de amostras de pacientes,  a má gestão durante a análise dos dados e as abordagens metodológicas médias. A estabilidade da saúde mental de um sujeito influencia grandemente os resultados do estudo, o que pode servir como limite do processo de investigação.


Efeitos da acupuntura no tronco cerebral em humanos

Respostas cerebrais usando ressonância magnética funcional não invasiva têm sido determinadas por múltiplos estudos. A neuroimagem do tronco cerebral em modelos animais mostra os efeitos positivos da acupuntura. Paradigmas de bloqueio de curto prazo têm sido usados para visualizar o cérebro por fMRI para determinar os efeitos da acupuntura no cérebro, o que leva a uma evidência inadequada de alterações relacionadas à acupuntura na região do cérebro.

No estudo conduzido por Napadow et al em 2009, eles usaram paradigmas de bloqueio de longo prazo para determinar os efeitos da acupuntura no tronco cerebral. O estudo investiga os efeitos da acupuntura no tronco cerebral dos humanos. Dez pacientes foram considerados elegíveis como sujeitos do estudo. Todos os sujeitos eram saudáveis sem histórico de doenças médicas. Os sujeitos foram informados em relação aos vários procedimentos de acupuntura que eles seriam submetidos.

Os resultados demonstraram que a acupuntura regula as células do tronco cerebral que influenciam ainda mais os sistemas monoaminérgicos, produzindo monoaminas e sistemas opiodérgicos que produzem neuropeptídeos opioides. A acupuntura verum ou real regulou as respostas da ativação neural nas regiões do cérebro, tais como substância nigra. Em certas regiões ventrolaterias a resposta da ativação neural da acupuntura verum foi maior do que a acupuntura sham.

A acupuntura verum também iniciou a atividade neural na região límbica. Contudo, essas atividades eram dependentes do tempo. A ativação estava no pico durante os intervalos de tempo iniciais após a acupuntura, mas diminuiu após 30 minutos pós-intervenção. As limitações envolvem os foco estrito no tronco cerebral do que no cérebro inteiro. As regiões anterior e posterior do prosencéfalo também foram excluídas durante o processo de investigações do estudo.

Website | + posts

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524

Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).

+ posts